Farmacêuticos concluem capacitação que promove o cuidado farmacêutico no SUS

Polo de Bragança Paulista e região

Dra. Luciana Canetto (secretária-geral); Dra. Fátima Farhat (tutora da capacitação); Dra. Carolina Stefani (coordenadora do polo); e Dr. Eli Meneses (delegado regional da Seccional de Bragança Paulista)Dra. Luciana Canetto (secretária-geral); Dra. Fátima Farhat (tutora da capacitação); Dra. Carolina Stefani (coordenadora do polo); e Dr. Eli Meneses (delegado regional da Seccional de Bragança Paulista)

São Paulo, 11 de fevereiro de 2020.

Ocorreu no último sábado (8), na Seccional de Bragança Paulista, o módulo de encerramento e entrega de certificados e menções honrosas aos participantes do projeto “Cuidados Farmacêuticos no SUS - Capacitação em Serviços”. A capacitação foi realizada por meio de parceria entre o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e CRF-SP e, ao longo de 2019, contou com seis módulos teóricos presenciais, com carga horária de 16 horas cada.

Participaram farmacêuticos dos municípios de Bragança Paulista, Atibaia, Jarinu, Franco da Rocha, Indaiatuba e Campo Limpo Paulista que, ao longo da capacitação, foram atualizados sobre temas relacionados ao Cuidado Farmacêutico, Hipertensão Arterial, Diabetes, Problemas de Saúde Autolimitados e Prescrição Farmacêutica, Saúde Mental e Fitoterápicos.

A secretária-geral do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, diretora responsável pelo projeto no CRF-SP, esteve presente no encerramento e lembrou que o cuidado farmacêutico é uma prática relativamente nova da profissão farmacêutica, centrada na pessoa. “Um fator muito importante é a qualificação do farmacêutico para exercer esta atividade, por isso, capacitações como essa são essenciais. O projeto é totalmente diferente dos cursos convencionais, contando com um forte componente prático, voltado à implantação dos serviços. Vamos buscar expandir o projeto Cuidado Farmacêutico no SUS para o maior número de municípios no Estado de São Paulo”.

Dra. Luciana, que também atua como farmacêutica da Prefeitura de Piracicaba, reiterou que o cuidado farmacêutico veio para trazer a valorização perdida pelo farmacêutico, reintroduzindo-o na equipe multiprofissional de saúde, colocando em prática os seus conhecimentos para a promoção da saúde. “A aceitação dos serviços cresce por parte dos gestores porque o saber do farmacêutico é essencial para contribuirmos com as necessidades da população medicalizada e com os desafios do sistema de saúde. Foi com imenso orgulho que realizamos a entrega dos certificados a esses colegas que demonstraram um novo perfil profissional. Temos grandes expectativas em relação aos trabalhos desenvolvidos pelos farmacêuticos de Bragança Paulista e região. Parabéns a todos! ”.

Os farmacêuticos participantes da parte prática da capacitação realizaram em média cinco consultas, representando um aproveitamento de 63% dos inscritos na tutoria e a realização de 74 consultas farmacêuticas no período. Esses atendimentos incluíram registro sistematizado em prontuário, identificação, resolução e prevenção de resultados negativos relacionados aos medicamentos, prescrição farmacêutica e encaminhamento a outros profissionais, quando necessários.

A farmacêutica Dra. Fátima Goularte Farhat foi tutora do polo de Bragança Paulista e auxiliou na organização e implantação prática do serviço de cuidados farmacêuticos nas unidades de saúde. “Essa tutoria foi realizada em ambiente virtual e acompanhou também a realização das consultas farmacêuticas, orientando a conduta do profissional, discutindo protocolos clínicos, auxiliando-o em seu raciocínio clínico, na prescrição farmacêutica, em como fazer um encaminhamento a outro profissional e ajudando-o a conquistar a segurança necessária para a realização do processo”, afirmou a Dra. Fátima.

A farmacêutica Dra. Carolina Stefani foi, desde o início, responsável pela coordenação do polo e pela divulgação feita aos profissionais. Foi dela a iniciativa de solicitar à seccional do CRF-SP em Bragança Paulista a listagem dos farmacêuticos da região para, a partir disso, montar um grupo pelo aplicativo WhatsApp com o objetivo de aumentar a adesão do grupo, que deveria ser formado por profissionais concursados em seus respectivos municípios, já que possuir vínculo efetivo é um dos requisitos para aderir ao projeto.

“Foi uma experiência enriquecedora e aprendemos muito. A implantação dos Cuidados Farmacêuticos no SUS traz inúmeros benefícios à população, pois possibilita melhor acompanhamento farmacoterapêutico e o prepara para a prática clínica, permitindo aos pacientes por meio do contato com os farmacêuticos melhor controle de sua doença”, disse a Dra. Carolina.

Na avaliação do delegado regional da Seccional de Bragança Paulista, Dr. Eli Meneses, a capacitação realizada com farmacêuticos da rede pública de Bragança e região foi de extrema importância. “Com a evolução da Farmácia Clínica, é de suma importância que estejamos atualizados e alinhados com as novas práticas. A capacitação foi muito elogiada pelos participantes, pois tivemos ministrantes de alto nível e que enxergam na Farmácia Clínica uma oportunidade em assumir um papel de maior relevância mediante os usuários do SUS, além da valorização do farmacêutico junto à equipe de saúde”.

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP