Grupo Técnico de Doenças Respiratórias

Grupo Técnico de Trabalho Doenças Respiratória - Sobre

 

O Grupo Técnico de Trabalho de Doenças Respiratórias do CRF-SP foi criado em setembro de 2022. É composto por farmacêuticos atuantes na área. Seu objetivo é discutir propostas e ações, bem como assessorar a Diretoria do CRF-SP em assuntos relacionados à Doenças Respiratórias.

Aos farmacêuticos interessados em participar, basta entrar em contato com o Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

_______________________________________________________________________

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2020), as doenças respiratórias são responsáveis por um importante impacto na saúde, sendo uma das causas mais comuns de doenças graves e mortes a nível global.

No Brasil, dados do DATASUS indicam que no período de 2009 a 2019, a média anual de internações no sistema único de saúde em decorrência de doenças respiratórias foi de mais de 1,2 milhões, com taxa de mortalidade média equivalente a 6,82 óbitos por mil habitantes e média anual de gastos de 1,2 bilhões de reais. No estado de São Paulo, neste mesmo período, a média de internações anuais foi de pouco mais de 239 mil, com taxa de mortalidade ainda mais elevada, em torno de 9,4 óbitos por mil habitantes e gasto médio anual de 258 milhões de reais.

Dentre as principais estratégias para prevenção, manejo e controle de doenças respiratórias está a participação da comunidade, dos pacientes e de uma equipe interdisciplinar de saúde no cuidado. Diversos estudos destacam as oportunidades de contribuição do profissional farmacêutico nessa população, desta forma um dos objetivos do nosso grupo técnico de trabalho é desenvolver ações direcionadas à educação permanente do profissional farmacêutico, baseada em evidências científicas, com consequente promoção da saúde na população.

Convidamos a todos a participar de nossos encontros mensais, pautados em discussões sobre as diversas doenças respiratórias, identificando necessidades e oportunidades dentre as atribuições do profissional farmacêutico, bem como os pontos de fragilidade, com foco na elaboração de materiais educativos, norteados pelos pilares a seguir:

  1. Educação da população;
  2. Redução do tabagismo;
  3. Redução da poluição;
  4. Acesso ao tratamento;
  5. Prevenção em saúde;
  6. Educação da equipe de saúde.

Clique aqui e confira a agenda de reuniões.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.