PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 132 - OUT - NOV - DEZ/2017

 

Capa

 

Atendimento ao Farmacêutico e Aperfeiçoamento da Gestão Interna

 

Nos últimos anos, o CRF-SP tem utilizado a tecnologia para facilitar o relacionamento com o farmacêutico. Foi implementado o Atendimento Eletrônico pelo portal, que permite a realização de atividades como consulta de vínculos profissionais; comunicado de baixa responsabilidade técnica e farmacêutico substituto; comunicado de ausência; consulta de débitos/impressão de boletos; consulta e alteração de dados cadastrais do profissional entre outras funcionalidades.  

Também é possível falar diretamente com o presidente, seja por meio do portal (e-mail) ou presencialmente todas as segundas-feiras no período da tarde no Plantão do Presidente, instituído em 2012. Foram ainda inauguradas novas seccionais e sub-sedes, que além de facilitar o acesso do farmacêutico ao CRF-SP, contribui para desenvolver mais capacitações e ações junto à comunidade. 

Em 2013 foi criado o Programa de Apoio ao Farmacêutico (PAF) que oferece descontos exclusivos em produtos, serviços e cursos e possui uma funcionalidade que facilita a reinserção do profissional no mercado de trabalho, o PAF Empregos. 

Na gestão interna, além da informatização do atendimento, todos os processos foram digitalizados, foram implantadas redes wifi na sede e nas seccionais e começou a migração dos sistemas informatizados e bancos de dados para o sistema de computação em nuvem, que oferece maior disponibilidade, segurança e menores custos de manutenção.

A relação das principais ações desenvolvidas de atendimento ao farmacêuticos e aperfeiçoamento da gestão interna serão apresentadas a seguir.

Plantão do Presidente

Atendimento pessoal aos farmacêuticos instituído desde 2012 sem necessidade de agendamento prévio, realizado todas as segundas-feiras, entre 15 e 17h pelo próprio presidente. O objetivo dos plantões foi permitir ao farmacêutico o contato aberto e sem intermediários com o presidente facilitando os esclarecimentos e os encaminhamentos para a resolução de um problema individual que quase sempre se transformou em melhorias para todos.  

Programa de Assistência ao Farmacêutico (PAF)

Programa totalmente gratuito que tem como objetivos a inserção ou recolocação do farmacêutico inscrito regularmente no CRF-SP, no mercado de trabalho (Bolsa de Empregos), assim como propiciar descontos e condições exclusivas para compras de serviços e produtos (Clube de Benefícios). A Bolsa de Empregos promove a aproximação entre candidatos e empregadores de diversos ramos de atividades, por meio da divulgação diária de oportunidades de vagas das mais diversas áreas da Farmácia em todo o país.  Neste espaço, também, são divulgadas oportunidades para estagiários do curso de graduação em Farmácia, editais de concursos públicos que envolvam vagas de interesse do farmacêutico, previamente analisados e aprovados pelo departamento jurídico do CRF-SP e, também, processos seletivos para obtenção de bolsas de estudos e residência multiprofissional, pós-graduação e especialização.  O Clube de Benefícios oferece uma série de condições especiais e descontos exclusivos em diversas categorias: academias, assistência funeral, brinquedos, cursos de idiomas, graduação e pós-graduação, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, hotéis, joias e semijoias, móveis e decoração, óticas, perfumes, planos de saúde, seguros, turismo, dentre outros. 

Programa de Assistência ao Farmacêutico – Empresa (PAF Empresa)

Lançado em 2015, o Programa que busca atender, com vantagens e benefícios, o farmacêutico que é empresário ou que pretende ser proprietário da sua empresa do ramo farmacêutico.

Aplicativo CRF-SP

Lançamento de app para dispositivos móveis que permite ao farmacêutico acessar diversos serviços do Conselho pelo celular. 

Transmissão ao vivo de eventos pela web

Transmissão ao vivo (via web – sistema streaming) de eventos realizados pelo CRF-SP possibilitando que estes sejam acompanhados por farmacêuticos de todo o Estado. 

Inscrição online em Eventos

Permite que o farmacêutico efetue inscrição de eventos por meio do portal do CRF-SP, verifique todas as atividades das quais participou e imprima certificados e declarações de participação.

Ampliação do Serviço de Orientação Farmacêutica

O Departamento de Orientação Farmacêutica (DOF) ampliou suas atividades com a contratação de novos profissionais para atendimento ao farmacêutico. Na sede permanecem cinco farmacêuticos fiscais das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, para atendimento aos profissionais por telefone e e-mail, e também pelo chat disponível no portal do CRF-SP. O serviço de orientação técnica e legal prestado pelo Setor de Orientação Farmacêutica é exclusivo para farmacêuticos paulistas com inscrição ativa no CRF-SP. 

Projeto Orientação ao Farmacêutico Hospitalar

Por meio da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar, foi criado um banco de dados com padronização de respostas aos questionamentos mais frequentes recebidos pelo Departamento de Orientação Farmacêutica.

Projeto RT Consciente

Objetiva fornecer ao farmacêutico informações sobre o estabelecimento em que irá assumir a responsabilidade técnica. O farmacêutico protocola a assunção de RT e o atendente informa que o CRF-SP disponibiliza este serviço. Havendo interesse, o funcionário consigna esta informação no protocolo e já agenda uma data e horário para retorno do farmacêutico ao local para obtenção das informações/orientações. Os farmacêuticos do Departamento de Orientação Farmacêutica analisam o prontuário e verificam se foram constatadas irregularidades na empresa. No dia agendado, o farmacêutico comparece na sede, seccional ou subsede e o funcionário liga para o Departamento de Orientação Farmacêutica que informa ao profissional sobre as irregularidades, bem como a forma de saná-las.

Fundo de Assistência 

Destinado a assistir financeiramente o farmacêutico com inscrição ativa que encontra-se necessitado quando enfermo ou inválido, o Fundo de Assistência do CRF-SP é um direito garantido pela Lei nº 3820/60.

A concessão do benefício ocorre por meio de processo administrativo conduzido por uma comissão nomeada pela diretoria do CRF-SP e homologada em Reunião Plenária, que é responsável pela análise da documentação apresentada pelo requerente, outros trâmites necessários e posterior encaminhamento para avaliação do plenário da entidade. Se aprovado, o fundo é pago na forma de auxílio mensal por tempo determinado.

Criação em 2006 e Modernização do Portal do CRF-SP em 2014

Em 2014, o portal do CRF-SP passou a contar com novas funcionalidades, links e informações que visam atender às necessidade do farmacêutico. 

Portal da Transparência

Em atenção e respeito ao Estado Democrático de Direito e, por consequência, aos cidadãos, o CRF-SP desenvolveu o Portal da Transparência. Um importante meio para se obter informações e melhor compreender o funcionamento de uma autarquia que tem por escopo resguardar a saúde da população e assegurar a ética na profissão farmacêutica. Além disso, o portal permite efetuar uma análise crítica (qualitativa e quantitativa) da prestação dos serviços bem como utilizar um canal aberto ao encaminhamento de sugestões de aperfeiçoamento ou outros esclarecimentos. 

Projeto Micro do Farmacêutico

Pensando na comodidade e praticidade do farmacêutico, o CRF-SP disponibiliza na área de atendimento um computador para acessar o portal do CRF-SP (www.crfsp.org.br), realizar pesquisas em sites de busca e utilizar os serviços online no próprio portal. Foram adquiridos e instalados computadores para utilização dos farmacêuticos na sede, seccionais e subsedes do CRF-SP.

Checagem de prescrição do Programa Mais Médicos

O CRF-SP disponibiliza, em seu portal, um link para consulta dos médicos inscritos no programa para facilitar a conferência de receitas prescritas por esses profissionais.

Comunicados ANVISA/DOU no Portal do CRF-SP

Está disponível no portal do CRF-SP um link para acesso aos comunicados publicados no Diário Oficial da União com informações sobre produtos que foram suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou recolhidos do mercado por desvio de qualidade, falsificações, falta de registro, procedência irregular ou provenientes de empresas sem licença e autorização para funcionar, entre outros. Este serviço visa facilitar o trabalho do farmacêutico para que o profissional tenha uma fonte fácil de consulta.

Ampliação no número de seccionais

O CRF-SP ampliou o número de seccionais para facilitar o acesso do farmacêutico a todos os serviços oferecidos pela entidade. Dentre as últimas unidades inauguradas estão Osasco (2007), Avaré e Caraguatatuba (2011), Adamantina (2012), Zona Leste (2013) e Zona Sul (2016).

 

Atendimento Eletrônico

Criado em 2010 para facilitar o atendimento dos profissionais, atualmente o atendimento eletrônico conta com as seguintes funcionalidades: consulta de vínculos profissionais; comunicado de baixa responsabilidade técnica/farmacêutico substituto; comunicado de baixa de outros vínculos exceto responsabilidade técnica/farmacêutico substituto; comunicado de ausência; consulta de solicitações; consulta de débitos/impressão de boletos; consulta e alteração de dados cadastrados do profissional.

Diminuição dos prazos para a tramitação de documentos

Criação de Novo Canal de Atendimento por Chat 

Em 2013,  o CRF-SP implantou o atendimento online via chat, disponível no portal do CRF-SP. Uma nova forma de atendimento aos usuários do CRF-SP: os usuários podem obter informações sobre eventos, cursos e demais ações do Conselho, tirar dúvidas sobre procedimentos e outras dificuldades encontradas. 

Criação de Novo Canal de Atendimento por WhatsApp

Em 2016 o departamento de atendimento aumentou os canais de atendimento, incluindo o atendimento via WhatsApp, que é realizado na Sede, de segunda a sexta-feira.

Novo Sistema de Telefonia de Atendimento ao farmacêutico

O sistema foi instalado em setembro de 2010, com o objetivo de permitir o controle e o gerenciamento da produtividade e qualidade de uma central telefônica, que atualmente conta com quatro posições de atendimento.

Controle do Atendimento (CAT)

Por meio do CAT os atendimentos podem ser separados por categorias, contato e situação; o tempo gasto no atendimento pode ser cronometrado e ainda é possível identificar problemas em tempo real. Além disso, há a possibilidade de contabilizar todos os atendimentos seja pelo telefone, pessoalmente, online ou via correio. O farmacêutico, ao entrar em contato com um dos atendentes do CRF-SP e questionar sobre os serviços solicitados, tem a oportunidade de resgatar seu histórico e verificar quando foi a última vez em que foi atendido e o que foi solicitado. O CAT gera agilidade e, consequentemente, melhoria na qualidade do atendimento. 

Sistema de agendamento exclusivo para Empresas (grandes volumes)

O projeto implantado consiste em agendamento prévio por telefone e e-mail para as empresas que trazem grande quantidade de documentos a serem protocolados de uma vez só. Esse projeto possibilitou a melhora significativa no atendimento a essas empresas e aos outros usuários, em especial os farmacêuticos, que anteriormente enfrentavam filas demoradas para serem atendidos.

Desburocratização do Procedimento de Parcelamento

Entrega de boletos e autenticação do protocolo, a partir da assinatura do Termo de Confissão de Dívida. Antes dessa alteração, o farmacêutico precisava sair para pagar a primeira parcela e depois voltar ao atendimento para autenticar o protocolo e retirar o restante dos boletos.

Verificação de Validade da Certidão de Regularidade (CR)

Por meio do portal do CRF-SP, farmacêuticos, órgãos fiscalizadores, empresas, municípios e público em geral podem verificar, sem nenhuma burocracia ou dificuldade, a validade da Certidão de Regularidade (CR). 

Expedição de certidões de Pessoa Física no ato do atendimento

Desde que o profissional esteja em situação regular perante o CRF, a certidão requerida é emitida e entregue pelo próprio atendente, no ato do atendimento. Antes a documentação tramitava internamente, sendo que a entrega demorava de 10 a 15 dias.

Certidão de Regularidade

Criação de serviço no Atendimento Eletrônico, que permite que estabelecimentos que tenham informações a alterar possam realizar diretamente sua solicitação pelo portal, aumentando a agilidade e diminuindo o fluxo de atendimento nas seccionais. 

Projeto cédula rápida

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de atender a todos os farmacêuticos cujas cédulas venceram e vencerão ao longo do período de um ano, por ter expirado o prazo de cinco anos de validade. Através desta ação são atendidos a totalidade dos profissionais inscritos, os quais recebem em suas residências, cerca de 30 dias antes da data de vencimento, o formulário já preenchido, o boleto a ser quitado e as instruções para que compareçam ao Conselho somente uma única vez.

Aumento do patrimônio imobiliário

A aquisição de novos imóveis teve o objetivo de melhorar a estrutura de atendimento. Entre os anos de 2008 e 2016 foram adquiridos oito imóveis no interior do Estado para alocação de seccionais: São José dos Campos  (2013), Bauru (2013), Campinas (2013), Santo André (2012), Marília (2011), Presidente Prudente (2009), Piracicaba (2009) e Barretos (2008). Além disso, também foram comprados conjuntos comerciais no prédio onde localiza-se a sede em São Paulo, sendo que atualmente, após a aquisição de  11 conjuntos (no período de 2006 a 2016), o prédio situado na Rua Capote Valente nº 487 é de inteira propriedade do CRF-SP. Adquirir todo o prédio é uma meta histórica, pois no início da gestão somente 40% das unidades eram patrimônio da entidade, ou seja, adquirir 100% é um legado para a categoria.

 

EFICIÊNCIA NOS PROCESSOS INTERNOS

Pregão Eletrônico

O Pregão Eletrônico gera transparência nos processos de compras, amplia a concorrência e a economia de recursos, traz agilidade na conclusão dos processos e possibilita maior controle na qualidade dos serviços contratados e bens adquiridos. 

Implantação do sistema de “Pedidos online” 

Possibilita a informatização, padronização, eliminação do tráfego de papel e melhor logística no atendimento das requisições de almoxarifado, compras e serviços do órgão.

Digitalização de todo o acervo de prontuários de pessoas físicas e jurídicas

Permite ao órgão acesso à informação com agilidade sem a necessidade de se deslocar para outro ambiente, redução da perda de documentos devido aos fatores tempo e natureza e redução das despesas e custos com materiais para escritório. Contribui com a sustentabilidade ambiental com a redução de documentos impressos e redução de espaço para armazenamento desses documentos. Este procedimento aumenta a qualidade e eficiência do atendimento ao farmacêutico, uma vez que diminui o tempo e a burocracia.

Implantação Portal Corpore RM

Otimiza as rotinas pertinentes à gestão de pessoal, controle de ponto e proporciona facilidades aos funcionários como agendamento de férias e informações sobre vencimentos.

Infraestrutura para reuniões em formato de videoconferência

Este instrumento viabiliza a realização de reuniões independentemente da localização física. Isso proporciona comodidade aos participantes e redução de custo ao Conselho, pois cada vez menos haverá o custo do deslocamentos dos integrantes a um lugar só.

Nuvem CRF-SP

Projeto de plataforma de internet em formato cloud, possibilitando: acesso externo, compartilhamento de arquivos e pastas com registro de acesso e log de arquivos. A computação em nuvem também reduz custos e garante maior segurança aos sistemas e bancos de dados.

Implantação de rede sem fio em todas as  seccionais e subsedes

O projeto de rede sem fio foi desenvolvido para melhorar o acesso à internet para os colaboradores e voluntários e reduzir custos com infraestrutura.

Terceirização de Frota de Veículos

A locação de veículos gera uma melhoria de gestão e economia financeira, uma vez que evita gastos referentes à manutenção, constantes trocas de pneus, documentações, revisões, desvalorizações anuais da frota, seguros etc. Além disso, ao utilizar uma frota terceirizada, há cobertura em caso de acidentes ou problemas mecânicos e, se necessário, o fornecimento de carro reserva.

Projeto Telefonia fixa e móvel

Projeto de modernização e gestão de serviços de telefonia fixa e móvel levando a uma redução de cerca de 50% do custo destes serviços.

Campanha Não Hesite, Recicle!

Uma iniciativa do Departamento de Recursos Humanos para a reciclagem de papel, papelão, metal e plástico, que antes eram descartados como lixo. Para isso, cestos de coleta seletiva foram instalados em todos os andares da sede, facilitando assim o engajamento de todos na Campanha. Conscientização dos colaboradores do CRF-SP a colaborar em prol do meio ambiente para diminuir a exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis e despertar o senso de cidadania e de responsabilidade social. 

Sustentabilidade

Conselho passou a disponibilizar sistema que permite ao farmacêutico optar pelo não recebimento da versão impressa da Revista do Farmacêutico. Todas as revistas são disponibilizadas eletronicamente no portal do CRF-SP.

Qualidade de Vida

A partir de um programa de qualidade de vida, desenvolvido pelo Departamento de Recursos Humanos do CRF-SP, a diretoria vem estimulando a realização de ginástica laboral entre os funcionários. Além de identificar, prevenir doenças relacionadas ao trabalho, essa prática colabora para a reabilitação de sintomas e doenças causadas pela má postura e pelos esforços repetitivos.   

 

     

     

    farmacêutico especialista

     

    Há 45 anos evoluindo com a profissão
     
    Apontado como um dos maiores eventos da área de Farmácia da América Latina, o Congresso Farmacêutico de São Paulo (outrora denominado Congresso Paulista de Farmacêuticos) foi realizado pela primeira vez em novembro de 1972. Nascia o primeiro encontro técnico-científico voltado especialmente aos farmacêuticos, realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital. 
    Ainda com uma programação tímida, o Congresso já evidenciava o ímpeto da categoria farmacêutica em mudar a realidade e, assim, fazer com que a profissão se fortalecesse e ganhasse importância para debater e contribuir na construção de regulamentações para a área. 
    De lá para cá, o evento foi evoluindo com a profissão, sempre pautado com acontecimentos importantes para a Farmácia, agregando discussões acerca de assuntos como:
    • Práticas alternativas e complementares; 
    • Decreto presidencial nº 85.878/81, que definiu as atribuições privativas dos farmacêuticos e representou uma das maiores vitórias da profissão;
    • A criação do Sistema Único de Saúde com a promulgação da Constituição de 1988; 
    • O substitutivo apresentado pelo deputado federal Ivan Valente ao PL 4.385/94 (que propunha nova redação ao artigo 15 da Lei 5.991/73 e a consequente desobrigação da responsabilidade técnica exclusiva pelos farmacêuticos em farmácias e drogarias);
    • A criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); a RDC 44/09 (que regulamenta a prestação de serviços farmacêuticos);
    • E a recente aprovação da Lei 13.021/14.

     

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