PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 131 - AGO - SET/2017

 

 

CRF-SP EM AÇÃO

Ações com a comunidade

Dra. Luciana Canetto: “Farmacêutico contribui com a melhora da qualidade de vida da população”

Uma das preocupações do CRF-SP é divulgar à população o papel do farmacêutico e a sua importância para a saúde, desenvolvendo ações que contribuam para conscientização e educação, valorizando a imagem do profissional. Com esse objetivo foi criado o Grupo Técnico de Ações na Comunidade (GTAC) formado por farmacêuticos voluntários que organizam ações gratuitas de educação em saúde.

 Dra. Luciana Canetto, conselheira do CRF-SP e coordenadora do GTAC, reforça a relevância desse trabalho. “O farmacêutico contribui com a melhora da qualidade de vida da população e essas ações mostram à sociedade, de forma educativa, as possibilidades de prestação de serviços e assistência do farmacêutico.”

Confira algumas ações desenvolvidas pelo GTAC. Você pode participar de todas elas. Informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Dra. Rosana Matsumi Kagesawa Motta, conselheira do CRF-SP, vice-diretora da Seccional de Fernandópolis e membro do GTAC

Ação que leva a espaços públicos serviços farmacêuticos, como orientação sobre uso racional de medicamentos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, dentre outros.

Dra. Rosana Matsumi Kagesawa Motta, conselheira do CRF-SP, vice-diretora da Seccional de Fernandópolis e membro do GTAC, destaca que um dos papéis fundamentais dessa ação é o envolvimento do farmacêutico com a comunidade. “Essa aproximação, agregada de serviços e orientação, aumenta a visibilidade do farmacêutico como profissional de saúde.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dra. Roseli Simões Barretos, farmacêutica e diretora regional do CRF-SP em SantosInstituída pela Lei Estadual 10.687/00, a Semana de Assistência Farmacêutica consiste em palestras ministradas em escolas de ensino fundamental II e médio. Tem o objetivo de orientar jovens e formar cidadãos conscientes sobre assistência farmacêutica, uso racional de medicamentos e outros temas relacionados à saúde.

A Dra. Roseli Simões Barretos, farmacêutica e diretora regional do CRF-SP em Santos, é uma das voluntárias que mais realiza palestras da SAF. Ela destaca: “A partir da minha experiência com o projeto, avalio que é de grande contribuição para demonstrar a importância do farmacêutico à sociedade. Através desse processo de formação protagonizado pelo farmacêutico, conseguimos fortalecer a assistência farmacêutica, sermos multiplicadores dos nossos conhecimentos sobre saúde, orientação e prevenção. Assim, ao transmitir e compartilhar o conteúdo de saúde com a população, contribuímos para qualidade de vida e na formação dos cidadãos”. 

  

 Ação em parceria com outras entidades especializadas, que visa incentivar farmacêuticos e estudantes a doar sangue, além de mostrar para a população a importância deste ato.

  

Apresentações teatrais em escolas ou outros locais, preferencialmente para crianças de 3 a 10 anos, com o intuito de orientá-las sobre os perigos da automedicação.

 

 

Orientação e prestação de serviços farmacêuticos realizados pelo CRF-SP para um público específico (ex.: empresas, escolas, igrejas etc.), ou em conjunto com outras entidades.

 

Palestras realizadas pelo CRF-SP em empresas, igrejas,  associações e outros locais, com temas como Dengue, DSTs/Aids, H1N1, Uso racional de medicamentos e Saúde na melhor idade.

 

 

     

     

    farmacêutico especialista

     

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.