PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 130 - MAI - JUN - JUL/2017

 

XIX Congresso farmacêutico de São Paulo

O futuro já chegou

CONCEITOS DE FARMÁCIA CLÍNICA EVOLUÍRAM E JÁ ESTÃO EM PRÁTICA. DESAFIO DO XIX CONGRESSO FARMACÊUTICO DE SÃO PAULO SERÁ CONTEXTUALIZAR UM NOVO MOMENTO, PROCURANDO CONSOLIDAR AS CONQUISTAS E ENFATIZAR A NECESSIDADE DE APRIMORAMENTO TÉCNICO

 

Mesa de abertura do XVIII Congresso Farmacêutico de São Paulo, realizado em 2015As transformações que a Farmácia atravessa são sempre acompanhadas de perto pelo CRF-SP, mas as discussões e inovações ganham destaque no Congresso Farmacêutico de São Paulo, organizado pela entidade, e que em 2017 estará em sua 19ª edição.

Num passado recente, a edição do Congresso realizada em 2015 discutia o futuro da profissão ao evidenciar o tema “Talentos Farmacêuticos: Construindo Hoje a Saúde do Amanhã”. Naquela ocasião, preparava-se a profissão para reformas, adequações e possibilidades de valorização pela sociedade, impulsionadas pela publicação da Lei 13.021/14, marco regulatório que conceitua a Farmácia como estabelecimento prestador de serviços em saúde.

Já neste XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo, que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de outubro de 2017, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital, com o tema “Farmacêutico: profissional de valor construindo o sucesso”, o futuro já chegou, virou presente e o evento tem o desafio de contextualizar um novo momento em que os conceitos evoluíram, já estão em prática e que há a necessidade de aprimorar conhecimentos sobre os aspectos clínicos.

Dr. José Vanilton de Almeida, presidente de honra do Congresso

Dr. José Vanilton de Almeida, presidente de honra do CongressoDr. Antonio Geraldo dos Santos, secretário-geral do CRF-SP

O presidente de honra do Congresso, Dr. José Vanilton de Almeida, acrescenta que o evento também terá como característica a multidisciplinaridade da grade científica que está sendo elaborada pela comissão organizadora. “A ideia é contemplar as mais diversas áreas para que o farmacêutico possa lançar mão do conhecimento e, assim, se tornar um profissional de valor. Queremos e apostamos nesse lema porque acreditamos que o farmacêutico pode consolidar o seu sucesso”.

Nesse novo contexto, o presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Eduardo Menegasso, atentou para o fato de o farmacêutico, hoje, ser responsável por decisões técnicas importantes, mas também do ponto de vista estratégico e empresarial. “Quase um terço das farmácias de São Paulo são de propriedade de farmacêuticos. Este profissional também está em postos-chave em todas as empresas do varejo, atacado, hospitais, indústrias e demais áreas da saúde”, comentou.

Além de promover upgrade de conhecimentos e atualização a profissionais das mais diversas áreas, o Congresso é também uma importante vitrine para que empresas e entidades do setor divulguem suas marcas e produtos, permitindo que os congressistas conheçam as novidades do mercado.

Dr. Antonio Geraldo dos Santos, secretário-geral do CRF-SP e diretor responsável pela organização do evento, reforçou a importância para as empresas em consolidar suas marcas
junto ao público do Congresso. “Para as empresas que procuram falar com todo tipo de farmacêutico e trabalhar a questão institucional, não há outro evento que se equipare ao Congresso Farmacêutico de São Paulo”.

A programação do Congresso está dividida em cinco grandes áreas: assistência farmacêutica e saúde pública; indústria e tecnologia; análises clínicas e toxicológicas; gerenciamento, gestão e aspectos regulatórios; e educação farmacêutica.

 

Além disso, serão realizados o XI Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas e a Expofar 2017 e a comissão organizadora está acertando os detalhes para outros eventos paralelos, que incluem atividades das comissões assessoras do CRF-SP, como o VII Encontro de Professores de Deontologia e específicas de algumas entidades profissionais, como o II Simpósio de Inovação Farmacêutica, da Academia Nacional de Farmácia.

Nessa edição, os cursos serão realizados no dia 5 de outubro em universidades parceiras, como Universidade de São Paulo, Anhembi Morumbi e Universidade Paulista (Unip), para que os congressistas tenham a oportunidade de participar dos cursos e também das outras atividades.

O Congresso contará com nomes de destaque internacional, como: Dr. Raimar Loebenberg, do Canadá, que apresentará a palestra “Clinical Relevant Product Specifications: What FDA Wants and What They Get”; Dr. Kamal Dua, indiano atuante na Austrália, que falará sobre nanotecnologia na palestra “Nanotechnology applications in current pharmaceutical scenario – India and Australia”; e Dr. Adbikarim Mohammed Daud, da Turquia, que participará do simpósio “Panorama dos Serviços Comunitários no Mundo”.

 

 

Implementação dos serviços farmacêuticos e fortalecimento da atuação clínica

Este Congresso tem a missão de responder algumas perguntas: Como promover a implementação sustentável da farmácia clínica? Quais as mudanças e adequações o farmacêutico e o estabelecimento devem cumprir para oferecer serviços e orientações ao seu público? Nesse aspecto, destacam-se duas atividades, o simpósio “Serviços Farmacêuticos na Farmácia Comunitária” e o curso “Estratégias para Implementação da Farmácia como Estabelecimento de Saúde”.

Dr. Raimar Loebenberg, do Canadá, será um dos destaques internacionais do Congresso

Dra. Sílvia Storpirts, professora na FCF-USP e membro da comissão organizadora

 A Dra. Sílvia Storpirts, docente, coordenadora da farmácia universitária da USP e membro da comissão organizadora do Congresso, ressalta que os conceitos deste simpósio poderão auxiliar os farmacêuticos, inclusive proprietários dos estabelecimentos e estudantes, a terem um novo olhar sobre sua atuação em prol do uso racional dos medicamentos e da melhoria das condições de saúde da população. “Para os estudantes, estou confiante que as novas diretrizes curriculares, que serão publicadas ainda este ano, possam realmente alterar a formação dos farmacêuticos no Brasil. Precisamos resgatar o profissional que fomos um dia, referência na comunidade em que atua”, comentou.

 

Farmácia Estética

 

Dr. Lucas Portilho, coordenador da Comissão Assessora de Farmácia Estética do CRF-SP

Área promissora e que oferece excelentes oportunidades de atuação, ganhará também destaque durante XIX Congresso Farmacêutico de São Paulo, com um intenso debate sobre regulamentação, oportunidades, técnicas e procedimentos que podem ser realizados por farmacêuticos na área.

 Segundo o Dr. Lucas Portilho, coordenador da Comissão Assessora de Farmácia Estética do CRF-SP e um dos organizadores da mesa-redonda “Desafios da Farmácia Estética no Brasil”, o evento será uma oportunidade para que interessados em ingressar na área esclareçam dúvidas sobre como iniciar a atividade, como adquirir produtos, dentre outras adequações.

 

“Vamos orientar o farmacêutico para que ele entenda como atuar corretamente e buscar capacitações para o aprimoramento de técnicas. Por ser uma área nova e promissora, quem sair na frente irá se destacar”, comentou.

Por Carlos Nascimento

Patrocinadores: 

 
 

     

     

    farmacêutico especialista
    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.