Revista do Farmacêutico 111 - Educação

Nº 111 - ABR - MAI - JUN / 2013

Revista 111 setinha Educação

Conhecimento compartilhado

CRF-SP anuncia a criação do Boletim Pesquisa & Ação. Objetivo é divulgar estudos relacionados às ações dos farmacêuticos nas mais diversas áreas de atuação profissional

A ferramenta vai além da área acadêmica e fornece informações aos profissionais que estão no mercado de trabalho (Foto: Cultura Images RF / Latinstock

As ações, pesquisas, levantamentos e informações diversas coletadas no ambiente de trabalho do farmacêutico terão, em breve, um local de referência no portal do CRF-SP destinado exclusivamente à divulgação e publicação de trabalhos realizados por profissionais de Farmácia atuantes em todas as áreas. O CRF-SP anuncia a criação do Boletim Pesquisa & Ação, um novo canal de informações que será uma importante fonte de pesquisa com experiênciasque poderão ser compartilhadas por farmacêuticos das mais diversas áreas.

O Boletim Pesquisa & Ação será uma publicação online, de periodicidade mínima anual, com o objetivo de dar visibilidade aos assuntos de interesse da área farmacêutica relacionados ao ambiente de trabalho. Funcionará em uma área dentro do portal do CRF-SP e, além de servir como importante fonte de informações, a ferramenta contribuirá para a reflexão do farmacêutico, de forma a auxiliá-lo a modificar o contexto no qual está inserido.

Outro diferencial do boletim é ir além das investigações realizadas no ambiente acadêmico, ou seja, fornecer ferramentas para que o profissional que está no mercado também dissemine práticas que incluem, por exemplo, estratégias de gestão das atividades, condições de trabalho, contexto socioeconômico, político e cultural no qual estão inseridos e muito mais.

“O profissional se torna um dos sujeitos do processo de produção de conhecimento, em vez de ser um simples participante que não possui o controle ou domínio sobre a pesquisa”, detalha a dra. Danyelle Marini, coordenadora da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP.

O dr. Antônio Távora, vice-coordenador da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-SP e docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), conta que a ideia surgiu depois que identificou-se a necessidade de o farmacêutico poder contar com um espaço onde possa publicar e divulgar dados e informações importantes oriundas de suas atividades profissionais.

Ele explica que a submissão dos trabalhos poderá ser feita a qualquer tempo e serão analisados por avaliadores que decidirão quanto à adequação e à oportunidade de publicação dos textos enviados. “O autor será informado do resultado. Os avaliadores poderão sugerir modificações de estrutura ou conteúdo, condicionando a essas sua publicação. Os trabalhos aprovados serão, então, publicados no Boletim Pesquisa & Ação”.

Por dentro do
Boletim Pesquisa & Ação

O Boletim Pesquisa & Ação publicará informações técnicas de interesse da área farmacêutica que se enquadrem nos seguintes formatos:

- Relatos sucintos de investigação científica relacionados à atuação profissional;
- Apresentação de dados levantados no ambiente de trabalho farmacêutico;
- Notas e informações relativas a temas da atualidade;
- Nótulas de literatura: comentários críticos sobre livros ou artigos científicos;
- Relatos de Casos;
- Revisão da literatura, dentre outros, ficando também autorizada a reprodução de matérias publicadas no Boletim Pesquisa & Ação, desde que citada a fonte.

* Poderão ocorrer alterações nos formatos estabelecidos

Corpo editorial

É importante ressaltar que as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos e a exatidão das informações neles contidas serão de inteira responsabilidade dos autores, eximindo-se o Corpo Editorial de qualquer responsabilidade. O CRF-SP terá os seus direitos editoriais reservados, não podendo nenhuma parte de suas publicações serem reproduzidas sem que conste o crédito de referência, em conformidade com as leis de direitos autorais vigentes no Brasil.

Para publicações de pesquisas envolvendo seres humanos, direta ou indiretamente, deve-se enviar o número de protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e anexar cópia do parecer de aprovação.

Em breve o CRF-SP disponibilizará mais essa ferramenta ao farmacêutico. Acompanhe as informações pelo portal www.crfsp.org.br.

Renata Gonçalez

Mais informações sobre Educação Farmacêutica na página da comissão