Revista do Farmacêutico 111 - CRF-SP em Ação - Farmacêutico na Praça

rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 111 - ABR - MAI - JUN / 2013

Revista 111 setinha CRF-SP em Ação setinha Farmacêutico na Praça


Farmacêutico na Praça

Com mais de 6 mil atendimentos, o Farmacêutico na Praça continua fazendo sucesso na capital e no interior paulista. Seja um voluntário!

Mais cinco cidades do Estado realizaram a ação Farmacêutico na Praça: São Paulo (20/04), Barretos (27/04), Guarulhos (27/04), Piracicaba (11/05), Flórida Paulista (11/05), Santo André (25/05) e Votuporanga (25/05). No total, foram cerca de 250 farmacêuticos que atenderam 6 mil pessoas entre serviços de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, teste de hepatite C e orientações sobre uso correto de medicamentos. A ação também contou com a participação de acadêmicos de Farmácia.

Foto: Divulgação / CRF-SP Foto: Divulgação / CRF-SP
Foto: Divulgação / CRF-SP Foto: Divulgação / CRF-SP
Foto: Divulgação / CRF-SP

Flórida Paulista, Barretos, Guarulhos, Piracicaba, Santo André, Votuporanga e Cubatão juntas realizaram cerca de 4.500 atendimentos. Destaque para os mais de 130 voluntários (Fotos: Divulgação / CRF-SP)

Em São Paulo, a praça Dilva Gomes Martins, em Itaquera, foi o local escolhido para os atendimentos na Zona Leste. Cerca de 2 mil pessoas receberam orientação farmacêutica, além de ter a pressão aferida e a glicemia medida. Um dos diferenciais foi uma tenda dedicada ao público infantil, com a apresentação de palhaços, dois deles farmacêuticos, para orientar crianças de maneira lúdica. 

O diretor-tesoureiro, dr. Marcos Machado, elogiou a disponibilidade desses profissionais para despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas. A dra. Alessandra Brognara, diretora da Seccional Zona Leste, avaliou a campanha positivamente. “Atingimos e superamos as nossas expectativas. O público foi muito acolhedor e nos tratou muito bem. Estamos prontos para o próximo Farmacêutico na Praça da Zona Leste”.

Foto: Carlos Nascimento Foto: Carlos Nascimento

Na Zona Leste, foram mais de 2 mil atendimentos. Palhaços foram o diferencial para orientar o público infantil (Fotos: Carlos Nascimento)

Em Santo André, cidade que integra o ABC paulista, foram realizados 550 atendimentos, prestados por 17 farmacêuticos voluntários com o apoio de cinco acadêmicos. Organizada pela equipe de farmacêuticos da Seccional de Santo André, em conjunto com a Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas da sede do CRF-SP, a ação teve o apoio de duas voluntárias da Seccional da Zona Leste. Na tenda, além de orientação, foram oferecidos testes de triagem para hepatite C nos visitantes. Dos 550 testes de triagem para hepatite C realizados, três tiveram resultados positivos e foram encaminhados para tratamento.

Dr. Franklin Pio, diretor da Seccional de Santo André, destacou o sucesso da ação. “Avançamos mais um passo no sentido de mostrar à população o quanto o farmacêutico pode ser um aliado no controle e tratamento de doenças crônicas”.

Foto: Renata Gonçalez Foto: Renata Gonçalez

Santo André: David Dias e dr. Eduardo Araújo (Secretaria de Saúde), dr. Franklin Pio (diretor regional), dr. Homero Nepomuceno (secretário de Saúde) e dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP) - Fotos: Renata Gonçalez


setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.