Revista 107 - Dia a dia no CRF-SP

Nº 107 - MAI - JUN - JUL / 2012

Revista 107 setinha Dia a dia no CRF-SP

1º Encontro Nacional de Comissões de Saúde Pública

I Encontro Nacional de Comissões de Saúde Pública dos Conselhos de Farmácia (Foto: Thais Noronha)CRF-SP sediou no dia 4 de julho o I Encontro Nacional de Comissões de Saúde Pública dos Conselhos de Farmácia, organizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Durante o evento, representantes de todos os CRFs do país trocaram experiências sobre a atuação do farmacêutico na rede pública nas mais diversas regiões brasileiras.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, participou da mesa de abertura e destacou as experiências positivas do Estado de São Paulo, no sentido de apoiar os municípios para que se adequem à legislação no que se refere à obrigatoriedade do farmacêutico no SUS, como é o caso da criação do Grupo Técnico de Apoio aos Municípios (GTAM). “Temos obtido resultados expressivos com esse apoio aos municípios. Damos todo o suporte para que cada cidade estruture a assistência farmacêutica”.

Participação na FarmaBR e Consulfarma

O CRF-SP marcou presença nas duas grandes feiras de Farmácia em São Paulo, a Consulfarma e a FarmaBR. No seu estande na FarmaBR, o CRF-SP divulgou as atividades do Grupo Técnico de Apoio aos Municípios (GTAM) para implantação da assistência farmacêutica no serviço público de saúde nos municípios. Na Consulfarma, além de prestar orientações aos farmacêuticos, o CRF-SP também disponibilizou o serviço de revalidação de cédula profissional. Os farmacêuticos puderam revalidar o documento na própria feira.

Farmacêuticos puderam revalidar a cédula profissional no estande do CRF-SP na Consulfarma (Fotos Mônica Neri) CRF-SP divulgou as atividades do Grupo Técnico de Apoio aos Municípios (GTAM) em seu estande na FarmaBR (Foto: Mônica Neri)

Reunião regionalizada de diretores das seccionais do Grupo II, em Araraquara (Foto: Davi Machado)

Reunião Regionalizada

Araraquara sediou no dia 21 de julho a reunião regionalizada  de diretores das seccionais do Grupo II (Araraquara, Barretos, Bauru, Franca e Ribeirão Preto). Na pauta, a discussão sobre as possibilidades de ampliação das ações do CRF-SP em toda a região e melhorias na infraestrutura das próprias seccionais.

Encontros reúnem membros das Comissõesde Ética e Diretores Regionais na Capital

Nos dias 2 de junho e 28 de julho, o CRF-SP organizou encontros dos membros das Comissões de Ética com o objetivo de discutir e aperfeiçoar o trâmite dos processos éticos em todo Estado de São Paulo. As palestras apresentaram reflexões sobre condutas profissionais passíveis de instauração de processo, orientação sobre tramitação e prazos prescricionais.

Encontro dos membros das Comissões de Ética do CRF-SP realizado em 2 de junho (Foto: Carlos Nascimento) Encontro dos membros das Comissões de Ética do CRF-SP realizado em 28 de julho (Foto: Carlos Nascimento)

III Seminário de Pesquisa Clínica – Plataforma Brasil (Foto: Renata Gonçalez)Pesquisa Clínica

Em julho, a Comissão Assessora de Pesquisa Clínica do CRF-SP promoveu na capital o III Seminário de Pesquisa Clínica – Plataforma Brasil, com o objetivo de discutir essa nova ferramenta e seus reflexos no país.

De uma maneira geral os participantes destacaram que a Plataforma Brasil é um grande avanço, mas que ela precisa ser aperfeiçoada para atender as demandas da pesquisa clínica.

Reunião do Grupo Técnico de Apoio aos Municípios - GTAM (Foto: Divulgação / CRF-SP)GTAM avança

Nos meses de junho e julho, o Grupo Técnico de Apoio aos Municípios (GTAM) se reuniu com representantes de 18 municípios para discutir a implantação da assistência farmacêutica plena no SUS. Dessas reuniões resultaram 11 acordos que vão ampliar e garantir a presença de farmacêuticos nos serviços públicos de saúde e o adequado atendimento à população.

Atividade das Comissões Assessoras

Reunião da Comissão Assessora de Homeopatia do CRF-SP (Foto: Thais Noronha)Foram realizadas nada menos de 34 reuniões de Comissões Assessoras no CRF-SP nos meses de junho e julho. Merece destaque a Comissão de Homeopatia que fez, em conjunto com o Departamento Jurídico do CRF-SP, três importantes pareceres: distribuição de amostra grátis de cosméticos em farmácias e drogarias; dispensação de medicamentos dinamizados a pacientes sem receita médica; e sobre a impossibilidade do Ministério da Agricultura fiscalizar estabelecimentos farmacêuticos que manipulam medicamentos de uso humano que também são de uso veterinário. Os pareceres estão nos endereços eletrônicos www.crfsp.org.br/noticias/3515-homeopatia.html e www.crfsp.org.br/noticias/3604-amostras-gratis.html.

rf107_diadia_atendimento

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico