Revista 107 - Mensagem da Diretoria

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 107 - MAI - JUN - JUL / 2012

Revista 107 setinha Mensagem da Diretoria

Por que tanta resistência?

Diretoria do CRF-SP (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)
Marcos Machado Diretor-tesoureiro Priscila Dejuste
Secretária- geral
Raquel Rizzi
Vice- presidente
Pedro Menegasso
Presidente

A Anvisa publicou em 2009 a RDC nº 44 e as Instruções Normativas 9 e 10, que revisaram o papel de farmácias e drogarias, definindo normas com o objetivo de contribuir para a redução da cultura da automedicação e  resgatar o papel da farmácia como estabelecimento de saúde.

Infelizmente a Anvisa agora volta atrás e, mesmo sem nenhum dado efetivo de saúde pública para justificar sua decisão, edita a RDC 41/12, que permite a volta dos medicamentos isentos de prescrição às gôndolas das farmácias.

Diante disso, não podemos esmorecer. A nova RDC permite, mas não obriga, o retorno dos MIPs ao autosserviço, logo cabe aos farmacêuticos atuarem em suas empresas no sentido de incentivarem a permanência desses medicamentos fora do alcance do consumidor, de forma a garantir que somente sejam adquiridos com a sua prévia orientação.

Acreditamos que fortalecer o processo de orientação farmacêutica na dispensação de medicamentos é uma forma de contribuir para o uso racional desses produtos, além de valorizar nosso trabalho nas farmácias e drogarias.

Não é apenas isso. A RDC 44/09 sofre ataques por todos os lados. A todo momento surgem legislações estaduais e municipais que querem descaracterizar a farmácia como estabelecimento de saúde, seja nessa questão dos MIPs, dando acesso direto dos pacientes ou permitindo que as farmácias comercializem produtos alheios à saúde.

Diante dessa situação perguntamos: Por que tanta resistência? Por que as farmácias e drogarias resistem em ser comprometidas em contribuir efetivamente para que o sistema de saúde no Brasil seja mais integrado e eficiente? Será que os intereses econômicos privados devem sempre prevalecer diante dos interesses da população?

Em audiência pública realizada pela Anvisa em Brasília, no dia 28 de junho, a diretoria do CRF-SP se manifestou de forma contrária a qualquer revisão na RDC 44/09 que não tivesse objetivo de zelar pela saúde do paciente. Reafirmamos agora essa posição.

Nesse sentido, o CRF-SP lançou uma nova campanha publicitária que visa reforçar a importância do farmacêutico no processo de dispensação e de incentivo ao uso racional de medicamentos.

A diretoria do CRF-SP conclama  todos os farmacêuticos a se posicionarem em defesa da saúde pública e da nossa profissão e da saúde brasileira.

Boa leitura!

Diretoria CRF-SP