Homeopatia

 

 

No século XVII, o médico alemão, Dr. Samuel Hahnemann, observou que as doenças afetavam as pessoas de forma diferente. Depois de pesquisar e experimentar muito, chegou a uma conclusão: já que as pessoas são diferentes, devem ser tratadas de forma diferente, mesmo que estejam com a mesma doença. Com esses dados desenvolveu-se a Homeopatia e estabeleceu-se uma revolução no modo de pensar e resolver as doenças.

 

A Homeopatia é um sistema terapêutico, que compreende o ser vivo como um todo que precisa ser considerado integralmente como o aspecto físico, emocional, mental e social. Para a Homeopatia, os seres são completos e quando adoecem, é por inteiro, embora os sintomas pareçam estar, por vezes, somente em um órgão; seu organismo possui uma energia que anima e integra todas as suas partes e o desequilíbrio desta "energia vital" é o primeiro sinal de adoecimento. 

De modo geral, a Homeopatia consiste no tratamento de doenças por meio de doses pequenas de substâncias capazes de produzir, em indivíduos sadios, sintomas semelhantes ao da doença que está sendo tratada ou, em outras palavras, é a aplicação do princípio de que se uma substância tem a capacidade de produzir determinada alteração ou sintoma em um indivíduo são, também tem a capacidade de curar esta alteração em um indivíduo doente, quando dada em doses pequenas. 

A maior parte dos medicamentos utilizados na Homeopatia são encontrados em forma de glóbulos, gotas, pós ou tabletes. Os medicamentos homeopáticos são indicados para o tratamento de qualquer tipo de doença, desde as doenças mais simples até as mais sérias. São também utilizados por pacientes de qualquer idade. 

Só o homeopata (médico, cirurgião-dentista, médico veterinário) conhece e pode prescrever o medicamento indicado para cada paciente, e somente o farmacêutico homeopata deverá dispensar e orientar sobre a correta utilização destes medicamentos.

O CRF-SP, a partir da definição do Seminário de Diretrizes e Metas - Plano de Gestão 2004/2005, criou a Comissão Assessora de Homeopatia, que tem entre seus principais objetivos o acompanhamento e debate dos aspectos conceituais, técnicos legais e políticos relativos à área homeopática.

Essa Comissão atua também na identificação das políticas públicas voltadas à área e na defesa do espaço do profissional farmacêutico no setor.

Para as pessoas que estiverem interessadas em participar, basta entrar em contato com a Secretaria das Comissões Assessoras (Secomas) pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Realizações feitas pela Comissão:

  • Fórum "Práticas Integrativas e Complementares - Realidade no Estado de São Paulo" - Bragança Paulista
  • Fórum de Homeopatia em parceria com a ABFH
  • Seminário sobre Práticas Integrativas e Complementares na Câmara Municipal de São Paulo
  • Cartilha de Homeopatia
  • Censo de Homeopatia

 

Voltar à página inicial das Comissões Assessoras

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.