Apresentação | | Objetivos | | Método de Trabalho | Atribuições da Secretaria |
As Comissões Assessoras do CRF-SP fazem parte de uma instância regulamentada pela Deliberação 04/2007 do CRF-SP. Elas são abertas e constituídas por farmacêuticos que voluntariamente participam de suas reuniões e discutem temas relativos à sua área de atuação.
Estas Comissões assessoram o Plenário e a Diretoria do CRF-SP em assuntos que exijam conhecimentos específicos da respectiva área de atuação e também funcionam como fóruns de debates para troca de informações.
Os temas discutidos nas Comissões são de vital importância para apontar caminhos ao Plenário e à Diretoria do CRF-SP já que os profissionais participantes apresentam uma multiplicidade de vivências e experiências profissionais, bem como as dificuldades cotidianas deste exercício.
As Comissões Assessoras têm a importante função de defender, manter e ampliar o âmbito profissional; encaminhar se necessário aos órgãos competentes às propostas de normas que visam melhorar e adequar o exercício profissional nas mais variadas áreas de atuação.
Além disso, sugerem matérias na Revista do Farmacêutico e cursos, palestras e demais eventos organizados pelo CRF-SP relativos à sua área de atuação.
Atualmente o CRF-SP conta com quatorze Comissões Assessoras:
Acupuntura - Medicina Tradicional Chinesa
Análises Clínicas e Toxicológicas
Educação Farmacêutica Agenda de Reuniões
Farmácia Clínica Cartilhas das Comissões
Farmácia Hospitalar Comissões Regionais
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
1. Objetivos gerais das Comissões Assessoras
• Assessorar a diretoria do Conselho em assuntos que exijam conhecimentos específicos, por meio da discussão dos temas propostos e emissão de pareceres;
• Ser um espaço para que os farmacêuticos que atuam dentro de um determinado segmento do âmbito profissional possam expor e debater temas de interesse comum e propor ações ao CRF-SP.
As Comissões Assessoras adotam, basicamente, o seguinte método de trabalho:
• Cada Comissão conta com um coordenador e um ou dois vice-coordenadores, que conduzem a reunião.
• Os coordenadores exercem papel de referência nos assuntos que estejam relacionados às respectivas Comissões, muitas vezes, representando o CRF-SP em eventos, debates ou entrevistas, a pedido da Diretoria;
• O cronograma anual de reuniões é aprovado pelos membros, normalmente, na primeira reunião anual;
• As Comissões realizam reuniões ordinárias mensalmente, salvo em casos de urgência quando são convocadas em caráter extraordinário, a critério do coordenador, a pedido da Diretoria ou a pedido da própria Comissão;
• A participação nas reuniões é aberta aos farmacêuticos que atuam nas áreas abrangidas pelas Comissões, mediante confirmação prévia de presença junto à secretaria;
• Os coordenadores, vice-coordenadores e membros das Comissões participam destas atividades de forma voluntária e não remunerada;
• Cada membro da Comissão pode sugerir e expor pontos de pauta, e nos assuntos que exijam discussão e votação de um parecer, o voto de todos os membros tem igual valor, obtendo-se a decisão final por maioria simples do total de membros presentes à reunião;
• A secretaria elabora uma minuta de ata com os principais pontos discutidos na reunião, que é aprovada e assinada pelos membros que estavam presentes à reunião e encaminhados para conhecimento e providências necessárias por parte da diretoria do Conselho.
• As Comissões Assessoras possuem Regimento Interno próprio e conta com o Colegiado de Coordenadores, que se reúne ordinariamente a cada dois meses ou extraordinariamente, se necessário.
3. Atribuições da Secretaria dos Colaboradores
• Acompanhar as reuniões das comissões assessoras, elaborar relatórios e atas, providenciar os encaminhamentos e trâmites solicitados nas reuniões;
• Assessorar o desenvolvimento de projetos das comissões e remetê-los para a Diretoria e/ou Plenário;
• Convidar os integrantes para as reuniões, registrar a presença ou justificativas de ausência, bem como encaminhar para homologação em reunião de Diretoria do Conselho, os nomes dos novos integrantes das comissões;
• Compilar informações e legislação sanitária de interesse, receber e encaminhar documentação enviada pela Diretoria ou outros setores do CRF-SP para apreciação e manifestação das comissões;
• Providenciar a infra-estrutura necessária para a realização das reuniões: organização do local, material de apoio, controle de presença dos membros e colaboradores;
• Atendimento aos membros e colaboradores das comissões e demais farmacêuticos que queiram inscrever-se ou solicitem informações a este respeito;
• Assessorar o acompanhamento e desenvolvimento de propostas de consultas públicas;
• Assessorar o desenvolvimento de propostas de eventos específicos das comissões assessoras.