Seminário de Prescrição Farmacêutica em Homeopatia

Panorama da Homeopatia no Reino Unido é destaque no III Espaço Âmbito Farmacêutico

 


Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, na abertura do Seminário de Prescrição Farmacêutica em HomeopatiaSão Paulo, 24 de outubro de 2016.

O Seminário de Prescrição Farmacêutica em Homeopatia, um dos quatro eventos do III Espaço Âmbito Farmacêutico, no sábado (22), teve como destaque a participação especial do farmacêutico escocês dr. Lee R. Kayne, que apresentou duas palestras: “O Cenário de Prescrição Farmacêutica no Reino Unido” e “Prescrição Homeopática”.

Antes das discussões técnicas, o presidente do CRF-SP fez as boas-vindas ao público presente e destacou com o Conselho tem feito um esforço para trazer a discussão da farmácia clínica junto à categoria. Segundo ele, é possível fazer a transformação de uma farmácia comercial para um estabelecimento de saúde onde as pessoas procuram o atendimento do farmacêutico. “Em alguns países, como a Escócia, já existe isso na homeopatia e na farmácia comunitária. Estamos cumprindo essa missão de motivar os colegas em trazer uma visão de uma realidade que pode ser a nossa no futuro”, disse.

Dr. Kayne chamou atenção para um problema de saúde pública preocupante em seu país, segundo o qual a Escócia tem o maior índice de problemas cardíacos no mundo. Somado a isso, no sistema de saúde do Reino Unido, o médico tem apenas quatro minutos para atendimento aos pacientes. “Essa realidade proporciona muitas oportunidades e amplia a atuação do farmacêutico”, disse o palestrante, que é formado pela Universidade de Aston e Ph.D. em Nottingham e Harvard Medical School, e é dono de uma farmácia comunitária (Freeman’s Homeopathic Pharmacy), onde oferece uma gama completa de serviços farmacêuticos em homeopatia e alopatia. 

Dra. Márcia Borges (coordenadora da Comissão Assessora de Homeopatia do CRF-SP); dr. Lee Kayne (farmacêutico escocês) e dr. Pedro Menegasso (presidente do CRF-SP)

O palestrante considerou muito importante orientar pacientes em uma época em que muitos usam a internet como meio de informação. “Cabe a nós compreendermos essa psicologia do paciente e ajustar a nossa prática com essa realidade. Essa é uma excelente oportunidade de atuação para o farmacêutico homeopata”, completou.

Além da participação do farmacêutico escocês, o Seminário de Prescrição Farmacêutica fez uma análise do cenário e das experiências da prescrição farmacêutica no Brasil, com palestras da dra. Rosa Malena Doretto Massura, dra. Mafalda Biagini, dr. Alexandre Henrique Leonel e dra. Dione Maísa Soares da Cunha.

À esq.: dra. Rosa Malena Massura, dr. Lee Kayne e dra. Amarilys César; à dir.: dra. Mafalda Biagini, dr. Alexandre Leonel, dra. Dione Soares da Cunha e dra. Márcia Borges

Carlos Nascimento

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.