Assistência Farmacêutica no SUS

Não Publicado

 

CRF-SP apresenta dados do GTAM a Secretários de Saúde de São Paulo

 

Dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, mostrou os benefícios da assistência farmacêutica nos municípios São Paulo, 18 de agosto de 2016.

A estruturação da assistência farmacêutica nos municípios foi o tema da apresentação que o CRF-SP fez na manhã desta quinta-feira, na capital, durante reunião do COSEMS/SP, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. A vice-presidente, dra. Raquel Rizzi, falou aos secretários de Saúde de diversas regiões do Estado sobre o Grupo Técnico de Apoio aos Municípios, iniciativa do CRF-SP para dar o suporte aos gestores na implementação da assistência farmacêutica no SUS.

Dra. Raquel Rizzi e o vice-presidente do Cosems, Davi Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Criado em janeiro de 2012, o Gtam tem como objetivo de auxiliar as prefeituras no processo de regularização da assistência farmacêutica da rede pública de saúde. Em sua apresentação, dra. Raquel mostrou o quanto é prejudicial a ausência do farmacêutico nas unidades e elencou alguns problemas como estocagem inadequada, fracionamento incorreto de medicamentos, descarte inadequado, erros na dispensação de medicamentos, aumento das reações adversas, intoxicações e aumento dos gastos com medicamentos.

Secretários de saúde de diversos municípios participaram da reunião

O CRF-SP propôs o diálogo com os gestores municipais para juntos encontrarem e adequarem uma estratégia para que a população seja assistida por um farmacêutico e tenha a oportunidade de tirar dúvidas, ter o tratamento acompanhado, não sofrer com reações adversas ou interações medicamentosas e ainda, por meio de um tratamento humanizado, utilizar os medicamentos de forma racional. “Sabemos que as mudanças não acontecem de uma hora para outra. O CRF-SP, por meio do Gtam, está aberto a propostas para uma forma viável de adequação. A intenção é entender a realidade do município para criar estratégias de estruturação”, destacou dra. Raquel.

Para saber mais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Tel: (11) 3067-1455 (Isabela ou Silmara)

 

Thais Noronha

Assessoria de Comunicação CRF-SP

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.