ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

 

Coordenadora: Dra. Marcia de Cássia Silva Borges

Vices-coordenadores: Dr. Daniel de Aguiar Magano / Dra. Virginia Teresa Cegalla

A Homeopatia tem como objetivo restabelecer o equilíbrio da saúde do paciente em sua totalidade, considerando-o em suas dimensões biológica (corpo físico), psicológica (incluindo a mente, as emoções, a capacidade intelectual) e social (influência do meio).

A terapia homeopática baseia-se na Lei dos Semelhantes, segundo a qual, para se curar uma doença, o corpo doente deve re­ceber uma substância que provoque os mesmos sintomas quando administrada em um corpo saudável.

Não se pratica a Homeopatia sem medicamentos. Daí a importância de um profissional bem preparado para a elaboração de medicamentos segundo as Boas Práticas de Manipulação/Fabricação.

A Comissão Assessora de Homeopatia surgiu em 2005 com o intuito de promover a troca de informações entre os farmacêuticos atuantes nesta área, que pode ser considerada rela­tivamente recente, tendo em vista seu reconhecimento pela Classe Farmacêutica somente em 1986.

A Comissão Assessora de Homeopatia tem como principais objetivos: acompanhar e debater sobre os aspectos conceituais, técnicos e legais relativos à área homeopática no âmbito da manipulação, indústria, ensino e pesquisa, bem como o desenvolvimento de estratégias para ampliar a oferta desta terapia pelo SUS, conforme prevê a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (Portaria MS nº 971/2006).

Para as pessoas que estiverem interessadas em participar, basta entrar em contato com a Secretaria de Colaboradores (Secol) pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Documentos pertinentes à Comissão Assessora de Homeopatia:

Os entendimentos consubstanciados nestes documentos refletem o entendimento desta autarquia, não possuindo caráter vinculante. Em caso de dúvidas, pedimos a gentileza de entrar em contato com o Departamento Jurídico por intermédio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Leia outras notícias relacionadas a Homeopatia:

Medicamento para Dengue

Projeto Comitê Jovem conectado: O único medicamento para dengue é homeopático ?

 

Embora a Homeopatia tenha como característica a individualização dos sintomas e do paciente, é conhecido seu importante papel em casos epidêmicos, especialmente quando...

 

Leia mais

 

CRF-SP participa do Encontro de Comissões Assessoras de Homeopatia

O CRF-SP participou do 3º Encontro de Comissões Assessoras de Homeopatia, realizado nos dias 7 e 8 de novembro, em Fortaleza. A entidade foi representada pela dra. Márcia Borges, coordenadora da Comissão do CRF-SP e dra. Amarilys Cesar, membro da Comissão e presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH). Estavam presentes também comissões de onze estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Durante o encontro, a Comissão Assessora de Homeopatia de São Paulo realizou duas apresentações: prescrição homeopática e homeopatia como opção profissional.

O objetivo foi compartilhar experiências e dar segmento ao Plano de Ação das Comissões Assessoras de Homeopatia para fortalecimento da categoria. Além disso, foi elaborado um novo plano de ação entre os participantes que será colocado em prática  pelos próximos meses.

Entre os temas discutidos estiveram a importância da Lei 13.021/2014 para a valorização profissional do Farmacêutico, um ano da resolução nº 586 do CFF sobre prescrição farmacêutica e a prescrição homeopática.

Para dra. Márcia Borges, é importante que, mediante o cenário atual, onde o papel do farmacêutico torna – se reconhecidamente mais importante, após a aprovação da Lei 13021/14 e das Resoluções do CFF como a 585 e 586, o grupo se mantenha articulado e trabalhando em prol da valorização do farmacêutico homeopata no Brasil, quer ele esteja em um grande centro urbano ou em pequenas comunidades.

Para que isso ocorra, o grupo definiu que continuará promovendo encontros periódicos para capilarizar as informações em suas regiões respectivas.

Outra decisão do encontro foi que o próximo evento ocorrerá em Manaus, no primeiro semestre de 2015.  A escolha se baseou no fato de a região norte necessitar de um fortalecimento da farmácia homeopática e do farmacêutico homeopata. Serão desenvolvidas ações entre os membros das comissões dos CRFs e junto à comunidade, a exemplo do que ocorreu em 2014 em São Paulo com a ação “Farmacêuticos na Praça”. Também serão inclusas nessas ações outras práticas integrativas como Acupuntura e Fitoterapia.

 

img boletim-eletronico-da-Liga-Medicorum-Homoeopathica-Internationalis 28012015 201x125

NOTICIAS DA LIGA - Boletim eletrônico da Liga Medicorum Homoeopathica Internationalis

 

 Faça download da notícia na íntegra

O futuro da homeopatia em debate na sede do CRF-SP

A Associação Brasileira de Homeopatia (ABFH), em parceria com o CRF-SP, realizou nesta sexta-feira, dia 6, na sede do CRF-SP, o II Encontro de Comissões Assessoras de Homeopatia dos CRFs. O evento foi realizado com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e teve o objetivo de desenvolver estratégias e discussões com especialistas de todo o Brasil visando o fortalecimento da atuação do farmacêutico homeopata nacional.

Fórum Paulista de Farmacêuticos Homeopatas debate os desafios do setor

Com objetivo de resgatar fundamentos da prática homeopática e atualizar os farmacêuticos quanto aos desafios da profissão neste segmento, o CRF-SP promoveu no último sábado (31/05) o II Fórum Paulista de Farmacêuticos Homeopatas. 


Homeopatia

Começa distribuição de remédio contra sintomas da dengue, em Goiás

Os municípios goianos que aderiram ao Projeto Dengue e Homeopatia receberão a primeira remessa de medicamento homeopático produzido pelo Hospital de Medicina Alternativa. O medicamento é suficiente para amenizar as fortes dores e a indisposição causada pela dengue, segundo o diretor geral do hospital.

Fonte:Portal Radio Rio Vermelho

dengue

 

 

Secretaria da Saúde de Piranhas usará homeopatia e mutirões nos bairros para combater a Dengue.

Devido o grande número de casos de Dengue em Piranhas (GO), a Secretaria Municipal de Saúde deve adotar, até junho, a homeopatia como medida profilática e para combater os sintomas da Dengue. Fonte: Tribunapiranhense.com/noticias

3889391-binary

 

Fã de homeopatia, rainha da Inglaterra quase não vai ao médico

Durante suas seis décadas como monarca, a rainha Elizabeth II foi poucas vezes ao hospital.Fonte: Globo.com/mundo

 

centro_pics

 

Novo Centro de Práticas Integrativas é inaugurado

Foi inaugurado em João Pessoa, o Centro de Práticas Integrativas e Complementares Equilíbrio do Ser. O centro oferecerá mais de 25 práticas complementares e medicinais de forma gratuita à população.

Fonte: Portal do PBnews

 

 

2012_05_17_dengue

Macaé - Trabalho de prevenção à dengue recebe reconhecimento internacional

As ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Macaé nos últimos anos no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue recebeu o Prêmio Integracion Latino Americano 2012 conferido pela Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social durante o "XLV Panel Latino Americano de Integración".

 

 

 homeopatia2

Homeopatia

O Homeopata Marcus Zulian Teixeira fala sobre o preconceito em relação a Homeopatia - Tratamento feito através de substâncias que causam sintomas semelhantes ao da doença.

 


homeopatiadireitodetodos

Democracia na Saúde Já

Vídeo institucional da campanha "Democracia na Saúde Já", do grupo Ecomedicina. O objetivo de ação é buscar por meios legais o respaldo da justiça para implementar a Homeopatia no Sistema Único de Saúde.

Mais informações: www.ecomedicina.com.br

 

 

Lei aprova o uso da homeopatia na prevenção da dengue em Natal

Cinco anos de PNPIC: o que há para comemorar

Centro de Terapia Integrativa celebra 4 anos

Ambulatório de Homeopatia completa 5 anos 

Homeopatas lutam contra preconceito

Política Estadual de Práticas Integrativas legitima a Homeopatia em Vitória

Macaé é pioneira no uso de homeopatia na dengue

Profilaxia homeopática apresenta resultados 

Práticas Integrativas em Marília 

Na medicina antroposófica não se trata a doença, mas sim o doente

Medicamentos homeopáticos originais hahnemannianos 

Homeopatia: bolinhas do bem

Bragança Paulista discute as PICs 

Cruz Vermelha vai realizar evento inédito sobre terapias naturais

Uso inédito da Homeopatia reduz casos de dengue

Prefeitura de Macaé dá prosseguimento ao Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas - 31/08/2010

CRF-SP marca presença em Congresso Brasileiro de Farmácia Homeopátia - 29/09/2009

Sai de cena o paciente, entra em cena o indivíduo - 1/06/2009 

Fitoterápicos e homeopáticos já podem ser prescritos por dentistas - 18/12/2009

 

Voltar à página inicial das Comissões

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.