ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Coordenador: Dr. Luis Carlos Marques

 

 

O uso de plantas medicinais para prevenir e tratar doenças é considerado parte da história da humanidade.

As atribuições do farmacêutico nesse âmbito abrangem farmácias, drogarias, saúde pública, indústrias, distribuidoras, educação/qualificação profissional, pesquisa e desenvolvimento. Vale destacar que a Fitoterapia está inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS (Portaria nº 971/2006), que recomenda a adoção da implantação e desenvolvimento das ações e serviços relativos às Práticas Integrativas e Complementares (PIC) pelas Secretarias de Saúde dos Estados e municípios.

A Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos foi criada em 2005 com os objetivos de acompanhar e debater aspectos conceituais, técnicos, legais, as políticas públicas, a importância de uma política de pesquisa e desenvolvimento, e de capacitação de profissionais para atuar na produção, manipulação, dispensação e orientação sobre o uso racional de medicamentos fitoterápicos. Esta Comissão visa também a divulgação da fitoterapia no meio acadêmico e junto à população. Para isso, tem promovido eventos e palestras e colaborado na elaboração de cursos, visando aprofundar os conhecimentos dos farmacêuticos nessa área, particularmente com vistas à prescrição e aos cuidados farmacêuticos em fitoterapia, a nova fronteira recém-aberta aos profissionais.

 

Para as pessoas que estiverem interessadas em participar, basta entrar em contato com a Secretaria dos Colaboradores (Secol) pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Clique aqui e saiba mais sobre a Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterapia

 

Leia outras notícias relacionadas a Fitoterapia:

 

CRF-SP participa de evento sobre plantas medicinais e fitoterapia em São Paulo

CRF-SP participa de evento sobre plantas medicinais e fitoterapia em São Paulo

O CRF-SP participou no último sábado (16/05) do I Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterapia da cidade de São Paulo. O evento teve como objetivo apresentar a contribuição das plantas medicinais e de fitoterapia às Políticas Públicas e a implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Leia mais...


Tendências, benefícios e atualização técnica em Fitoterapia são discutidas em Seminário

Organizado pela Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP, o IV Seminário de Fitoterapia reuniu especialistas para traçar um panorama das tendências dessa área que ganhou ainda mais evidência após a publicação da RDC 586/13, que regulamenta a prescrição farmacêutica, além de falar sobre as reações adversas, interações medicamentosas causadas por esses medicamentos.

Fonte: Portal do CRF-SP

Disponibilizamos abaixo as apresentações ministradas pelas Profa. Luciane Lopes, Profa. Nilsa Wadt e pelo dr. Luis Calos Marques:

 

Voltar à página inicial das Comissões

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.